terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Tofu Grelhado com Vegetais
* O livro Tofu Mágico! foi o ganhador do prêmio World Cookbook Awards em dezembro de 2007 na categoria "Best Vegetarian Book" pela Gourmand (Espanha).
Penne Mediterrâneo
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
250 g de penne tipo grano duro
10 tomates secos médios
2 colheres (sopa) de manjericão
5 colheres (sopa) de pignoli*
Sal a gosto
Preparo
Descasque os dentes de alho, amasse-os e reserve. Coloque em uma panela 2,5 litros de água e leve ao fogo por 15 minutos ou até começar a ferver. Junte 1 colher (sopa) de azeite de oliva, o alho e o penne. Cozinhe, mexendo de vez em quando com cuidado, até a massa ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e arrume o macarrão em uma travessa. Mantenha-o aquecido.
Pique o tomate seco em tiras finas e coloque em uma tigela. Reserve. Separe as folhas de manjericão, lave-as sob água corrente e seque com toalha de papel. Meça 2 colheres (sopa) e reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva restante e leve ao fogo por 2 minutos ou até aquecer. Junte os pignolis e frite-os, sem parar de mexer, por 3 minutos ou até começar a dourar. Acrescente o tomate seco e as folhas de manjericão. Misture, acerte o sal se necessário e retire do fogo. Arrume o molho por cima do macarrão. Sirva em seguida. Se preferir, decore com folhas de manjericão.
Rendimento: 4 porções de 125 g
Fonte: www.azeite.com.br
* Pignoli é a semente de um tipo de pinheiro, Pinus Pinea, nativo da região do Mediterrâneo, que leva 100 anos para começar a produzir. Especiaria muito utilizada na culinária árabe, libanesa e italiana. É utilizada no preparo de massas, esfihas, charutos recheados e algumas sobremesas. É indispensável no molho pesto.
Bolo de Chocolate Integral com Damascos
# 1 xícara (chá) açúcar mascavo
# 1 colher (sobremesa) bicarbonato de sódio (ou fermento químico em pó)
# 1 colher (café) canela em pó
# 1 colher (chá) essência de baunilha
# 5 colheres (sopa) óleo vegetal
# 1 e 1/2 xícara (chá) água
# 3 colheres (sopa) melado de cana
# 1 colher (chá) vinagre de maçã/branco
# 3 colheres (sopa) cacau em pó
# 1 e 1/2 xícara (chá) Farinha de Trigo Integral Fina
Modo de Fazer:
Massa:
Em uma bacia ou tigela, peneire a farinha, cacau, canela e fermento em conjunto, misturando bem. Adicione o açúcar.
Em outro recipiente misture os líquidos. Reserve.
Faça um buraco no no meio dos sólidos comece a mexer (utilizando um "chicote" ou uma espátula) acresentando aos poucos a mistura dos líquidos.
Coloque em fôrma redonda untada com óleo e enfarinhada (até 20 cm de diâmetro), e asse em forno pré aquecido em 190ºC (moderado-baixo) de 30 a 40 minutos ou até que, furando com um palito, este saia limpo (depende um pouco de cada forno). Desligue o forno e deixe esfriar naturalmente.
Recheio:
**1 xícara (chá) cheia de damascos secos
**Água quente o suficiente para cobrir os damascos
Deixe os damascos de molho em água quente por pelo menos 1 hora. Escorra a água (despreze). Coloque os damascos em um processador de alimentos e bata até formar uma pasta. Leve ao fogo e mexa até adquirir consistência de geléia, pingando água limpa algumas vezes.
Calda:
**1 e 1/2 xícara de água
**2 colheres (sopa) de melado
**3 colheres (sopa) de cacau em pó
Prepare a calda misturando aos poucos a água no cacau. Acrescente a colher de melado e leve ao fogo até engrossar.
Montagem:
Corte o bolo ao meio com a ajuda de uma faca de pão ou linha fina. Se quiser, molhe o bolo com um pouco de água com açúcar ou suco de laranja. Recheie com a pasta de damasco e cubra com a calda.
Decore como preferir (sugestão: damascos e amêndoas).
EM VÍDEO: http://www.vegvida.com.br/modules/recette/article.php?storyid=8
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Massa italiana para pizza
1 colher de sopa rasa de fermento biológico
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa cheia de azeite
1 copo de água(em temperatura ambiente se estiver quente e morna se estiver frio)
Modo de preparo:
Em um atigela acrescente todos os ingredientes secos, misture bem e faça um buraco no meio. Acrescente o azeite e mexa para misturar. Aos poucos acrescente a água vá mexendo para incorporá-la a massa até que esta esteja bem lisa e comece a soltar das mãos.
Cubra com um pano e deixe descansar por uma hora.
Abra a massa com um rolo e recheie como quiser.
Não é preciso pré-assá-la.
Comentários: essa massa é receita do padrasto do meu marido, que é italiano, e aprendeu em um curso de massas e pizzas que fez lá. Ela fica uma delícia, dá pra comer até pura. É leve, aerada, um pouco mais grossa do que a que usamos aqui e muito boa.
FONTE: Comunidade Receitas Éticas (Orkut)
TORTA DE LIQUIDIFICADOR COM MASSA DE MILHO
5 colheres de sopa de milho verde
meia cebola cortada grosseiramente
pimenta a gosto
1 xícara(s) (chá) rasa de farinha de trigo
1 xícara de água
quanto baste de coentro picado(s)
sal
Preparo
Bata ligeiramente no liquidificador, mas dê umas misturadinhas. Coloque metade da massa em refratário untado, recheie a gosto e coloque o restante da massa.
Esta quantidade de ingredientes rende uma torta bem pequena.
Acho que uma colherzinha de fermento pode ser colocada.
O melhor é dar uma batidinha antes na massa, misturar um pouco com uma colher e depois acrescentar a cebola e o coentro e apertar pulsar umas duas vezes, para que esses ingredientes fiquem apenas picadinhos e não se dissolvam na massa.
Ficou uma massa bem gostosa.
FONTE: Comunidade Receitas Éticas (Orkut)
EMPADINHAS DE PTS (proteína de soja)
2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de creme vegetal
1 colher de azeite
sal à gosto
shoyo para pincelar
Misturar tudo até a massa ficar homogênea. Moldar nas fôrmas. Ter cuidado para não ficar nem muito fina nem muito grossa.
Recheio:
250g de PTS fina escura hidratada e escorrida
2 tomates picadinhos
1 cebola picada
2 alhos
1 caixinha de extrato de tomate
orégano
sal
azeitonas
Após hidratar a PTS e escorrê-la bem, refogá-la no alho, cebola e óleo. Em seguida adicionar os tomates, o extrato de tomate, sal a gosto, +/- ½ copo de água, orégano e algumas azeitonas. Deixar ferver bem. O recheio deve ficar com pouco caldo.
Montagem:
Rechear e colocar tampa. Pincelar com Shoyo. E depois colocar para assar por +/- 25 min em forno médio.
Podem ser congeladas.
FONTE: Comunidade Receitas Éticas (Orkut)
SUFLÊ DE LEGUMES
INGREDIENTES: 1/2 maço de espinafre 400g de nabo 400g de cenoura 1kg de tofu 4 colheres de sopa de óleo vegetal Sal | |
MODO DE PREPARO: Divida o tofu em três partes. cozinhe o nabo e a cenoura até ficarem bem moles. Unte uma assadeira refratária com óleo vegetal e reserve. Lave as folhas do espinafre e bata-as com tofu no liquidificador até obter um creme. Coloque o sal. Despeje essa mistura no fundo da forma. Faça a mesma coisa com o nabo cozido e um dos pedaços de tofu. Faça a mesma coisa com a cenoura e o último pedaço de tofu. Leve para assar em forno médio por 30 minutos ou até que o creme esteja bem firme. Sirva quente. |
PãO DE AZEITONA
INGREDIENTES: 1 tablete de fermento biológico 2 xícaras de chá de água 1 colher de sopa de suco de limão 6 xícaras de chá de farinha de trigo 1/2 xícara de chá de azeitonas verdes ou pretas sem caroço e picadas 1 colher de sopa de orégano 1 pitada de sal e pimenta | |
MODO DE PREPARO: Dissolva o fermento na água e misture o suco de limão. Numa tigela coloque a farinha, as azeitonas, o sal, a pimenta e o orégano. Misture bem e por útlimo coloque o líquido. Sove sobre uma pia ou mesa enfarinhada até obter uma massa lisa e elástica. Divida a massa em dois pães achatados e coloque-os em assadeiras untadas. Deixe crescer dentro do forno por pelo menos uma hora e meia. Asse os pães em forno preaquecido por 25 minutos ou até que estejam dourados. Espere esfriar antes de servir. |
BOLO SALGADO DE TOMATE E CEBOLA
INGREDIENTES: 2 xícaras de chá de farinha de trigo branca 1 xícara de chá de farinha de trigo integral 1 colher de chá de sal 1 colher de chá fermento em pó 1/2 xícara de chá de óleo vegetal 2 xícaras de chá de água 2 tomates maduros cortados em fatias 10 azeitonas pretas sem caroços e picadas 1 cebola cortada em rodelas Salsa, cebolinha e pimenta | |
MODO DE PREPARO: Numa tigela peneire as farinhas, o sal, o fermento e misture bem. Junte a água, os temperos e o óleo. Misture mais e reserve. Unte uma forma para bolo redonda ou retangular e despeje metade da massa sobre ela. Cubra a superfície com fatias de tomate, cebola e azeitonas. Despeje por cima o resto da massa. Leve para assar em forno preaquecido moderado por 25 minutos. Sirva bem quente. |
domingo, 3 de fevereiro de 2008
Bolo de chocolate c/ leite de côco
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite de soja (adoçado ou não, eu usei o adoçado mesmo)
1/2 xícara de leite de côco
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate/cacau em pó (sem leite)
2 colheres de creme vegetal em 1/2 xícara completada com óleo - ou só creme vegetal, ou só o óleo. Eu fiz assim e deu certo, não sei se apenas com o óleo dá na mesma, mas é provável que sim :)
2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Deixe a linhaça de molho na água por 2 a 3 minutos, no máximo (não pode deixar demais). Coloque numa batedeira o óleo c/ o creme vegetal, o açúcar e a mistura da linhaça. Vá batendo até ficar mais ou menos homogêneo e vá acrescentando aos poucos a farinha e os leites (de soja e de côco). Coloque o chocolate em pó e por fim o fermento. Bata durante o tempo até misturar bem os ingredientes e coloque em uma fôrma untada com óleo e farinha, colocando no forno m. alto (médio alto, ou só médio) pré-aquecido.
Não sei dizer ao certo o tempo pra ficar pronto, sinceramente eu nem olhei, fui testando para ver se ficava pronto cutucando ele com uma faca. Mas pode até parecer que a massa não rende muito, mas o bolo cresceu muito mais do que eu esperava, e ficou bem fofinho e gostoso. Dá também pra fazer uma cobertura de chocolate legal com um pouco de côco ralado. =]
Receita por Cynthia Funchal =]
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Bolo de Chocolate com Nozes
por IsaWittmann
A receita é essa aqui:
BOLO DE CHOCOLATE VEGAN
600 g de farinha (3 copos)
450 g de açúcar (2 copos)
100 g de chocolate em pó (6 colheres de sopa)
10 ml de fermento em pó (2 colheres de chá)
5 ml de sal (1 colher de chá)
200 ml de óleo (3/4 copo)
30 ml de vinagre (2 colheres de sopa)
10 ml de baunilha (2 colheres de chá)
480 ml de água fria (2 copos)
Numa tigela grande peneire todos os ingredientes secos e misture bem.
Em outra tigela, junte os ingredientes molhados. Preste atenção na água, que precisa estar muito gelada e deve ser o último ingrediente a ser colocado. Junte tudo e bata na mão, ou na batedeira por quatro minutos, em velocidade baixa. Unte uma forma para pudim (com furo no meio) com margarina e farinha e despeje a massa crua. Pré-aqueça seu forno por cinco minutos, pelo menos, antes de colocar o bolo. Cozinhe na temperatura mais baixa do forno por cerca de 40 minutos. Espere esfriar por completo para desenformar e decorar.
Mas eu fiz sem baunilha e usei achocolatado. Fiz um brigadeiro mole com leite condensado de soja e piquei umas nozes, pro recheio e cobertura. Tudo feito com muito amor! ehehhe
A foto é ruim porque é de celular.